Especialidades


Especialidades da Fisioterapia

Fisioterapia Ortopedia

Conceito: A Fisioterapia Ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas, consequências, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas.
Consiste em um dos mais comuns e conhecidos tipos de fisioterapia, muito necessária para a recuperação de lesões musculares, recuperação de movimentos nos joelhos, ombros ou tornozelos, além de tratamento pós-operatório para estas e outras articulações do corpo humano.
Tratamento: São utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. Estes tratamentos podem ser feitos em sessões de fisioterapia em casa.

Fisioterapia Respiratória

Conceito: A Fisioterapia Cardio-Pneumo tem como objetivo restabelecer ou prevenir alterações nas funções cardio-pulmonares decorridas de doenças que afetam estes órgãos. Normalmente, estas alterações são decorrentes de infartos, pneumonias, asmas, bronquites, entre outros. Em alguns casos, pacientes de outras patologias como Acidente Vascular Encefálico também necessitam deste tipo de fisioterapia.
Tratamento: consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios e até mesmo, se necessário, a utilização de oxigenioterapia, a fim de restaurar o bom funcionamento dos pulmões. Serão utilizados equipamentos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente.

Fisioterapia Neurológica

Conceito: A Fisioterapia Neurológica tem como objetivo minimizar as deficiências advindas das doenças que acometem o sistema nervoso como: Paralisia Cerebral, Esclerose Múltipla, Acidente Vascular Encefálico (mais conhecida como AVC), Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, Traumatismo Crânio Encefálico, dentre outras.
Muitas pessoas que necessitam deste tipo de tratamento apresentam alguma alteração de movimento ou até mesmo paralisia. A Fisioterapia Neurológica tem por objetivo restaurar a identidade física, pessoal e social dos pacientes.
Tratamento: são utilizados recursos de eletroestimulação, terapias manuais e simuladores de movimento. A Central da Fisioterapia é uma das poucas empresas que possuem o Simulador de Movimento (Dual Exercise Bike Rehab).

Fisioterapia Ortopedia Esportiva

Conceito: A Fisioterapia Ortopédica Esportiva visa o tratamento e reabilitação de atletas amadores e profissionais de lesões musculoesqueléticas ou reabilitação pós-operatória.
Consiste no tratamento para o retorno o mais breve possível de atletas à prática esportiva. Lesões musculares, em ligamentos ou até mesmo pós-fraturas devem ser tratadas da maneira correta para não haver riscos de retorno da lesão.
Tratamento: São utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes.

Fisioterapia para Idosos

A Fisioterapia para Idosos, na qual o nome técnico é Fisioterapia Geriátrica, tem o objetivo de tratar disfunções, recuperar movimentos ou mesmo recuperar lesões osteomiarticulares em pessoas com idade mais avançada.
Consiste em um tratamento que requer elevado grau de especialização, além de ótimo tratamento e atendimento por parte do profissional de fisioterapia.
A Central da Fisioterapia oferece o serviço de fisioterapia para idosos com profissionais totalmente capacitados e com experiência para se relacionarem com o público.

Fisioterapia em cardiologia

O sedentarismo, o estresse e os hábitos de vida pouco saudáveis do mundo moderno fazem com que as patologias cardíacas sejam a principal causa de morte e invalidez dos dias atuais.
O envelhecimento vem acompanhado de uma série de efeitos nos diferentes sistemas do organismo que, de certa forma, reduz a aptidão e a performance física, acarretando instabilidade, incapacidade funcional e perda de massa óssea.
A Reabilitação Cardiovascular e Geriátrica auxilia no controle dos fatores de risco cardíacos, assim como na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares: obesidade, pressão alta, colesterol e trigliricérides elevados, diabetes, insuficiência cardíaca, pós-infarto e pós-operatório cardíaco. Proporciona ainda diversos efeitos benéficos ao nível antropométrico, neuromuscular, metabólico e psicológico cientificamente comprovado; incluindo melhora da força e da resistência muscular, do condicionamento cardiorrespiratório e do equilíbrio sendo fundamental no processo de envelhecimento. Nosso programa de exercício físico supervisionado é direcionado a pessoas de qualquer faixa etária que buscam melhora na qualidade de vida e longevidade, proporcionado um dia-a-dia mais saudável.

Fisioterapia do trabalho

A Fisioterapia do Trabalho é uma especialidade da fisioterapia que atua prevenindo e resgatando a saúde do trabalhador, para isto, ela aborda os aspectos da ergonomia, da biomecânica, da atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos, sob o enfoque multiprofissional e interdisciplinar, com o propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador.
Desta maneira, podemos evitar manifestações de queixas dolorosas musculoesqueléticas de origem ocupacional ou não, as quais em muitos casos tornam os movimentos físicos incapacitantes, prejudicando o rendimento do profissional e da sua vida social.

Fisioterapia Dermato-Funcional
A Fisioterapia Dermato-Funcional ou Fisioterapia Dermatológica é uma área de atuação profissional do fisioterapeuta, uma vez que os tratamentos estéticos eram tratados como empíricos, devido a falta de comprovação científica, surgiu a FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL que evolui a cada dia e traz a formação de profissionais especializados com base científica em todas a aplicações e ações terapêuticas. Ao assistir indivíduos com disfunções do sistema tegumentar e linfático, possibilita o melhoramento e a restauração de desvios estéticos (aparência) e da auto-estima, em especial aos relacionados à saúde funcional com vistas à qualidade de vida dos usuários.
Os tratamentos são tanto faciais como corporais, com aplicação externa. Cada caso será avaliado e tratado com as seguintes opções:
   * massoterapia (modeladoras e drenagem linfática)
   * mecanoterapia (como endermologia)
   * eletroterapia (como corrente russa e galvânica)
   * ultra-som
   * laser
   * limpeza de pele visando à recuperação funcional do tegumento.
   * entre outros.
 
Fisioterapia Uro-Ginecológica
 
A fisioterapia uroginecológica atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais contribuindo para o bem estar físico e social de mulheres e homens que são acometidos por estas disfunções. Situações como incontinência urinária, incontinências fecais, urgência miccional, constipação, flacidez perenal, disfunções sexuais, dores pélvicas, pro lapsos genitais, gravidez, pós-parto, cirurgias pélvicas, prostatectomia radical, são os focos principais da atuação da fisioterapia uroginecológica.
O tratamento na fisioterapia uroginecológica é realizado após cuidadosa avaliação e consiste em:
- reeducação manual através de exercícios perineais;
- terapia comportamental após realização de diário miccional;
- treinamento da musculatura do assoalho pélvico;
- eletroestimulação e biofeedback.
Fisioterapia em Oncologia
A fisioterapia oncologia é um dos procedimentos que estão sendo adotados nesse sentido, tanto antes, quanto após uma cirurgia de câncer, como também durante todo o tratamento. Esse recurso pode ser utilizado em todos os casos, como nos de câncer de mama, tumores de cabeça e pescoço, além dos relacionados ao sistema musculoesquelético (ossos e músculos). No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso pode causar edema e dificuldade na movimentação do braço da mama operada. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.
Proporcionar qualidade de vida a pacientes com câncer antes, durante e depois do tratamento é uma das maiores preocupações dos fisioterapeutas que atuam na área oncologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário