Aparelhos


Principais Aparelhos 

Biofeedback:
É bastante utilizado no tratamento uroginecológico. É indicado no tratamento de períneos dolorosos do pós- operatório. E também pode ajudar a fortalecer os músculos da bacia pélvica. É muito eficácia pois  não depende do nível de atenção e de consciência do paciente, dispensando-lhe treinamento prévio. 


Drenagem Linfática:
Este tipo de equipamento destinasse ao tratamento clinico de edemas causados por insuficiência do sistema linfático venoso. Este aparelho realiza massagem, promovendo drenagem do líquido acumulado.


FES (Funcional Electrical Stimulation):
            É um equipamento indicado como recurso analgésico, estímulo circulatório e fortalecimento muscular. Visa atender com eficiência os processos exigidos pela eletroanalgesia e estimulação funcional.

Interferencial:
É uma aplicação transcutânea de correntes elétricas alternadas de média frequência com amplitude modulada em baixa frequência para fins terapêuticos. Esta terapia faz com haja um estimula no processo de cicatrização celular.

Laser:
            Pode ser usado tanto na fisioterapia, como também na estética.  Através de partes específicas de irradiação e utilizando radiação da luz do laser, este pode alterar as características biológicas das células, permitindo melhorar a atividade e capacidade de transporte e uso de oxigênio pela célula, bem como reduzir a concentração de moléculas resultado do processo de respiração celular, melhorando as propriedades dos tecidos das áreas afetadas.

Micro Ondas:
            É uma modalidade de aquecimento profundo que converte energia eletromagnética de alta frequência em calor, ou seja, radiações eletromagnéticas. O micro ondas é mais usado para tratar áreas com baixo conteúdo de gordura subcutânea. Funciona como analgésico e relaxante muscular.

Ondas Curtas:
             O efeito de aquecimento ocorre como resultado da fricção entre os íons que se movimentam e os tecidos ao redor, esses possuem uma corrente alternada com cargas contrárias. Os tecidos de maior condutividade são aqueles que possuem íons livres no caso músculos e sangue, portanto qualquer tecido bem vascularizado é um bom condutor, sendo o tecido adiposo o de menor condutividade causando isolamento. Como efeitos fisiológicos temos: aumento de temperatura pelo aumento do fluxo sanguíneo, atua na inflamação, diminui a rigidez articular, alivia a dor e espasmo nos músculos profundos. Pode ser não térmico, ou seja, mecânico, causando restauração do balanço iônico normal durante o processo inflamatório levando a uma resposta fisiológica que não é devida ao aumento de temperatura no tecido.

TENS (Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea):
            É o método de estimulação dos nervosos periféricos através de eletrodos acoplados à pele com fins terapêuticos. É uma corrente analgésica, ela atua nos sistemas modulares da dor, aumentando sua tolerância à dor causando uma analgesia.


Ultra-som:
            A aplicação de ultrassom promove hiperemia graças ao aumento da circulação sanguínea na zona tratada. Este processo deve-se ao efeito térmico e a ação das substâncias vasodilatadoras que ativam o metabolismo local. Paralelamente, ocorre um aumento de permeabilidade das membranas, favorecendo, além do efeito estimulador da circulação os intercâmbios celulares, reabsorção de edemas. O ultra-som tem ainda efeito analgésico e de relaxamento muscular pela ação térmica que age diretamente nas fibras contráteis e nervosas. Assim torna-se também um poderoso aliado no combate a celulite localizada.


Uroginecologia:
             É um equipamento destinado ao tratamento de distúrbios uro-ginecológicos e colo-proctológicos, através de técnicas de estimulação elétrica (transcutânea, transanal e transvaginal) e de biofeedback manométrico-perineal.

Corrente Russa:
            É eficaz para homens e mulheres porque respeita a fisiologia muscular e o trabalho do seu metabolismo, proporcionando assim, resultados rápidos e altamente satisfatórios. É indolor e extremamente eficaz no tratamento de flacidez, modelagem corporal e recuperação, com aumento de força muscular. Por meio de um sistema eletrônico, enviam-se impulsos elétricos que contraem sincronizada mente os músculos encarregados de realizar uma determinada função. A eletroestimulaçăo consiste no processo de se produzir contrações musculares induzidas (por correntes elétricas específicas), através da aplicação de eletrodos de superfície, podendo ser utilizada na estimulação da musculatura esquelética funcional ou em músculos desenervados. Através da estimulação de um nervo motor, consegue-se atingir um grande número de fibras, pertencentes até mesmo a porções profundas do músculo. 

Micro corrente:
            Com este equipamento temos a ativação do processo de cicatrização, energização dos tecidos (com a aceleração do metabolismo), acentuação da drenagem linfática (efeito: reduzir formação de edemas), acelera a função síntese de fibras colágenas, elásticas e reticulares e também melhora o tônus tecidual e muscular.

Aparelho de Vacuoterapia:
Utilizado por profissionais da área reabilitação, trauma-ortopédico, dermato-funcional (estética). É um aparelho destinado às terapias por vácuo- dermatonia, endermologia, vacuoterapia. Podendo ajudar em pós- cirurgias plásticas, gordura localizada, celulite, melhora da circulação e auxiar na drenagem linfática, queimaduras de pele, tonificação e tensão muscular, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário